domingo, 15 de abril de 2012

Angelim Pedra

Esta madeira tem mais de 60 anos e foi adquirida na reforma de um prédio comercial quando da substituição das portas e caixilhos dos elevadores.
A principio apenas montei uma prateleirinha (porta bule) porque antes de cortar e lixar a madeira eu não sabia de que madeira se tratava devido às incrustações do tempo e de pinturas e manchas de óleo maquina e ela estava camuflada.

Estou desenvolvendo outras peças maiores que em breve postarei aqui

O Angelim é uma madeira muito boa de ser trabalhada com todo tipo de ferramenta elétrica em uma marcenaria, pois aceita bem todo tipo de corte ou entalhe, só não se pode esquecer que ela requer uma furação prévia antes de ser parafusada ou pregada, pois ela racha nestes casos com muita facilidade ou entorta muitos pregos levantando lascas de quina, fora isto ela é excelente, pois não empena nem racha com o tempo nem com alterações bruscas de temperatura, um móvel de Angelim pedra pode ficar até exposto ao sol que não vai rachar.  

Não é a toa que na nomenclatura vernacular a madeira é conhecida também como Angelim PEDRA, pois além de pesada (peso especifico alto) os desenhos internos depois de desdobrada em tábuas lembram um tipo de granito.  

E pasme caro leitor, esta enorme quantidade de madeira de lei da primeira foto ia para o lixo






Nenhum comentário:

Postar um comentário