domingo, 25 de setembro de 2011

Aspirando Serragem na marcenaria

Um dos problemas que vejo constantemente em marcenarias ou em oficinas da madeira é a pouca importância que seus proprietários dão a fato do acumulo da serragem que as maquinas causam no ambiente de trabalho, na grande maioria depois de um serviço pronto o máximo que se faz é a limpeza com vassoura e pá para retirar o excesso da mesma das maquinas ou do piso, porém o maior problema está na serragem mais fina que fica em suspensão no ar e que se espalha por toda a marcenaria, além de insalubre e muito perigosa, principalmente aquela oriunda de madeiras sintéticas digamos assim como o MDF ou o MDP e que possuem vários elementos químicos e tóxicos na sua fabricação.

Mas a questão principal é que qualquer partícula quer seja de madeira natural ou destas industrializadas e que esteja em suspensão e seja absorvida pelas vias respiratórias de quem está no ambiente de trabalho se acumula nos pulmões e não tem mais como ser retirada, não existe tratamento para isto nem cirurgia que resolva quando a concentração deste nos pulmões chegar a um patamar muito alto.  
Claro que em pequenas quantidades aspiradas ao longo da vida nunca vai ter efeitos colaterais nem chegar ao ponto de causar invalidez em quem trabalha, pois pequenas quantidades são removidas pelas defesas do organismo em forma de catarro, o problema esta em passar todos os dias após anos e anos respirando sem proteção nenhuma em altas concentrações, ai sim a coisa pode complicar.

Então para evitarmos este tipo de problema é que devemos implantar todo um sistema de trabalho protegendo-se ao máximo possível de respirar poeiras das mais diversas origens produzidas em nossas oficinas, e para tanto existem vários pontos a serem observados e postos em pratica na marcenaria.

1° Projetar um sistema de circulação e renovação do ar do ambiente através de exaustores de parede ou janelas, quanto mais ventilada a marcenaria melhor, indiferente do clima se está frio ou calor o ar deverá ser renovado dentro do ambiente de trabalho, ventiladores posicionados em locais adequados e direcionados para fora ajudam muito no sistema de renovação do ar.

2° Uso de mascaras respiratórias com dois filtros laterais e com entrada e saída de ar independentes, eu uso as da Carbografite.
Evite usar mascaras cirúrgicas de papel, o efeito protetor destas é bem menor que as mascaras profissionais.

3° Uso de aspirador em todas as maquinas que produzam serragem.

Então tendo uma pequena idéia conforme acima dos procedimentos a serem tomados para evitar trabalhar num ambiente insalubre, quero demonstrar um sistema de aspirador caseiro adaptado que montei e que resolveu em muito meu problema com limpeza e com as partículas em suspensão na minha mini marcenaria.
O projeto foi copiado de um site americano, usando da centrifugação da serragem através de um cone acoplado a um balde de plástico, consegue-se que 99% da serragem coletada fique no balde, resultando num melhor aproveitamento do aspirador caseiro e consequentemente uma economia nos sacos do aspirador. Outro ponto a mencionar é que dentro deste sistema se cria um vácuo muito forte fazendo com que a potência da aspiração fique muito forte, só para se ter uma idéia, se a boca da mangueira que aspira a serragem for tapada com o aspirador em funcionamento o vácuo destrói o balde em segundos.

Em breve estarei trocando o balde por uma barrica de 50L, mas se seu uso é pequeno o balde de 20L vai resolver em muito seu problema









5 comentários:

  1. Muito bacana, poderia me mandar o projeto, estou com o mesmo problema de pó...

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito...tb tenho este problema, poderia passar o projeto?

    ResponderExcluir
  3. Boa noite! Gostaria que me enviasse o projeto. Grato.

    ResponderExcluir
  4. Oi, td bem ? Vc aceita encomenda de porta- rifles? Por favor entre em contato: italiano.132010@hotmail.com
    Abraço

    ResponderExcluir
  5. O projeto do aspirador de pó está neste site - boa sorte a todos na confecção dos seus -

    http://lumberjocks.com/SimonSKL/blog/10097


    ResponderExcluir