domingo, 25 de setembro de 2011

Aspirando Serragem na marcenaria

Um dos problemas que vejo constantemente em marcenarias ou em oficinas da madeira é a pouca importância que seus proprietários dão a fato do acumulo da serragem que as maquinas causam no ambiente de trabalho, na grande maioria depois de um serviço pronto o máximo que se faz é a limpeza com vassoura e pá para retirar o excesso da mesma das maquinas ou do piso, porém o maior problema está na serragem mais fina que fica em suspensão no ar e que se espalha por toda a marcenaria, além de insalubre e muito perigosa, principalmente aquela oriunda de madeiras sintéticas digamos assim como o MDF ou o MDP e que possuem vários elementos químicos e tóxicos na sua fabricação.

Mas a questão principal é que qualquer partícula quer seja de madeira natural ou destas industrializadas e que esteja em suspensão e seja absorvida pelas vias respiratórias de quem está no ambiente de trabalho se acumula nos pulmões e não tem mais como ser retirada, não existe tratamento para isto nem cirurgia que resolva quando a concentração deste nos pulmões chegar a um patamar muito alto.  
Claro que em pequenas quantidades aspiradas ao longo da vida nunca vai ter efeitos colaterais nem chegar ao ponto de causar invalidez em quem trabalha, pois pequenas quantidades são removidas pelas defesas do organismo em forma de catarro, o problema esta em passar todos os dias após anos e anos respirando sem proteção nenhuma em altas concentrações, ai sim a coisa pode complicar.

Então para evitarmos este tipo de problema é que devemos implantar todo um sistema de trabalho protegendo-se ao máximo possível de respirar poeiras das mais diversas origens produzidas em nossas oficinas, e para tanto existem vários pontos a serem observados e postos em pratica na marcenaria.

1° Projetar um sistema de circulação e renovação do ar do ambiente através de exaustores de parede ou janelas, quanto mais ventilada a marcenaria melhor, indiferente do clima se está frio ou calor o ar deverá ser renovado dentro do ambiente de trabalho, ventiladores posicionados em locais adequados e direcionados para fora ajudam muito no sistema de renovação do ar.

2° Uso de mascaras respiratórias com dois filtros laterais e com entrada e saída de ar independentes, eu uso as da Carbografite.
Evite usar mascaras cirúrgicas de papel, o efeito protetor destas é bem menor que as mascaras profissionais.

3° Uso de aspirador em todas as maquinas que produzam serragem.

Então tendo uma pequena idéia conforme acima dos procedimentos a serem tomados para evitar trabalhar num ambiente insalubre, quero demonstrar um sistema de aspirador caseiro adaptado que montei e que resolveu em muito meu problema com limpeza e com as partículas em suspensão na minha mini marcenaria.
O projeto foi copiado de um site americano, usando da centrifugação da serragem através de um cone acoplado a um balde de plástico, consegue-se que 99% da serragem coletada fique no balde, resultando num melhor aproveitamento do aspirador caseiro e consequentemente uma economia nos sacos do aspirador. Outro ponto a mencionar é que dentro deste sistema se cria um vácuo muito forte fazendo com que a potência da aspiração fique muito forte, só para se ter uma idéia, se a boca da mangueira que aspira a serragem for tapada com o aspirador em funcionamento o vácuo destrói o balde em segundos.

Em breve estarei trocando o balde por uma barrica de 50L, mas se seu uso é pequeno o balde de 20L vai resolver em muito seu problema









segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Madeiras Utilizáveis !!!

Apesar de ainda existir muita madeira de lei nova sendo vendido (legalmente) em centenas de madeireiras de todo o Brasil, assim como a possibilidade de se comprar, ganhar e até encontrar na rua jogada fora como lixo madeiras de lei em excelente estado de conservação, devemos e temos a obrigação de pormos em pratica o bom senso do não desperdício e o da preservação da matéria prima (madeira de lei).

Usando da criatividade e dos neurônios que Deus nos deu, o artesão, artista, marceneiro, carpinteiro ou o que quer que seja a denominação profissional ou hobbysta que você carrega, deverá ter um olho aguçado para quando olhar um simples pedaço de madeira saber que este pode ser utilizado individualmente ou em conjunto com outros recortes para compor uma peça.

Tudo tem sua utilidade e serve para alguma coisa, ai vai da criatividade de cada um e até do copyachon que se está fazendo, pois nem tudo se cria muito se copia adaptando para nossa maneira de saber fazer.

Então se lembre de quando avistar qualquer madeira que está dando sopa e sendo desprezada e que você usa no seu “atelier”, que ela pode ser de muita utilidade para suas criações, não se atenha apenas em madeiras novas.

Este exemplo de suporte para carabina de pressão que mostro aqui estava indo para o fogão a lenha, todo incrustado de pinturas antigas e até de muitas mãos de cal, e somente depois de trabalhada fui ver que era uma canela coqueiro e que no corte apresentou dezenas de anéis mostrando ter mais de 30 anos quando foi cortada no passado.

A aparência dela depois de lixada e encerada com carnaúba é de um esmero só, por mais simples que seja a peça muitas pessoas já quiseram comprá-la, assim também como um suporte de parede para um subwoofer de um home theater que rendeu das sobras.